sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ubatuba promove atividades para celebrar o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência

A Unidade Integrada de Reabilitação (UNIR), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba, programou diversas atividades para celebrar o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, a ser comemorado no dia 3 de dezembro.

Na segunda-feira, 28, acontece o “Dia da Beleza”, onde cabelereiros e manicures atenderão os usuários da unidade. Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, acontece a “Oficina de Natal”, onde todos poderão trabalhar suas habilidades manufaturando enfeites natalinos. Encerrando a atividades, na sexta-feira 2, está programada a “Socialização Inclusiva”, um evento festivo reunindo usuários e seus familiares.

De acordo com a UNIR, a proposta destas atividades é possibilitar a troca de experiências, com informações e vivências com ênfase na pró-atividade em detrimento do assistencialismo. È sensibilizar a população, incluindo o meio familiar do portador de deficiência, para tratar com respeito à diversidade das capacidades humanas. É refletir sobre as limitações físicas e mentais como forma de incentivar o desenvolvimento de novas possibilidades. Por isso que anualmente, com o apoio da população (usuários e não usuários) a Unidade promove eventos para a divulgação do Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência.

UNIR e o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência A UNIR (Unidade de Reabilitação) foi criada em 1997 com o objetivo de oferecer atenção especializada, habilitação e reabilitação aos portadores de deficiência (permanente ou temporário) nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. É um equipamento de saúde de média complexidade, regido pelos princípios do SUS e integra a rede municipal de saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Desde então, vem ampliando suas atividades tanto no campo das especialidades - atualmente possui atendimentos também nas áreas de psicologia, educação física (natação adaptada) e avaliação auditiva (audiometria) -, como nas ações que visam à prevenção e a promoção de saúde. Baseada nessa proposta, a UNIR empenha-se em proporcionar melhora na qualidade de vida da população sob sua responsabilidade. A sede da UNIR fica à rua Cunhambebe, 43 e o telefone para informações é (12) 3232-4111.

Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário