quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ubatuba programou ações para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

O Programa DST/AIDS/Hepatites da Secretaria de Saúde de Ubatuba programou ações para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. A Campanha Fique Sabendo será realizada no Calçadão da Avenida Dona Maria Alves nos dias 28 e 30 de novembro e no dia 1º de dezembro, das 9 às 15h. Nessas datas, profissionais da Secretaria de Saúde realizarão o teste rápido para HIV, além de ações educativo-preventivas como forma de orientar e informar a população em geral quanto à prática do sexo seguro através da distribuição de panfletos e preservativos.

O teste rápido para HIV é um exame simples, rápido e gratuito. O resultado sai em 15 minutos e não é necessário estar em jejum. Os interessados precisam apenas levar um documento com foto. Também no dia 30, às 15 horas no calçadão da Avenida Dona Maria Alves, haverá a encenação da peça de teatro “Cobrindo a Megera, de olho na Fera”, da Cia Paulista de Artes.

Por que fazer o teste

Qualquer pessoa pode fazer o teste, que é gratuito e sigiloso. Além do HIV, o exame detecta outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e hepatite B e C. O exame é aconselhável para pessoas que tenham vivido alguma situação de risco há mais de três meses, portanto, não deve ser feito indiscriminadamente. Após esse período, o sistema imunológico já terá produzido anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. O exame será realizado no Ambulatório de Infectologia, que fica na Rua Antonio Silva Balio, 44, no bairro Silop, das 8 às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-5353. Além da campanha, o exame também é realizado diariamente no Ambulatório de Infectologia.

No Estado

A campanha deste ano dará enfoque nos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/Aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a Aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estão vulneráveis. Em todo o Estado de São Paulo 500 municípios aderiram à campanha, disponibilizando o teste e as orientações em suas redes de saúde. Ao todo, 40 mil profissionais de saúde vão estar envolvidos na campanha, promovida em parceria com as secretarias municipais de Saúde.

Dados do Programa Estadual DST/Aids apontam que nove pessoas morrem por dia em decorrência da Aids e que 50% desses óbitos estão relacionados ao diagnóstico tardio da infecção. "A campanha visa disseminar que os testes são disponibilizados à população gratuitamente em toda a rede pública de saúde. É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o exame para descobrirem se são ou não portadoras do vírus HIV", afirma a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário