segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Semana de luta contra diabetes em Ubatuba realizou mais de 450 testes de glicemia


A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu a “Semana de Luta Contra o Diabetes”, entre os dias 16 e 18. Além do trabalho de prevenção e orientação nos Postos de Saúde dos bairros, foi organizada uma ação no Calçadão da Avenida Maria Alves, na quinta-feira, 17.

Durante todo o dia uma equipe de funcionários da Secretaria de Saúde, que contou com apoio de alunos da Escola Técnica de Enfermagem, realizou cerca de 450 testes de glicemia capilar, além de aferição de pressão arterial e verificação de massa corpórea.

“O diabetes é uma doença silenciosa e a pessoa só descobre quando realiza o teste. Constatado o problema existe a necessidade de tratamento constante, mas, quando todos os cuidados são tomados, é possível ter uma vida normal. Infelizmente a maioria dos portadores desconhece a doença, e portanto, não a controla, nem trata”, declarou a enfermeira Sandra Cristina Camargo. “Quem não tem diabetes deve fazer o teste de glicemia pelo menos uma vez ao ano, além de tomar cuidados com a alimentação e praticar atividades físicas”, completou.

No início da tarde, 35 testes apresentaram alterações, destes, 18 já sabiam da doença e 17 não sabiam que eram diabéticos, pois nunca haviam feito o teste. Essas pessoas foram encaminhadas aos postos de saúde dos seus bairros para consulta e posterior medicação.

Melhor Idade, teatro e parceria

Um grupo dos alunos do Projeto Atividade Física e Cidadania (Melhor Idade) da Secretaria de Esporte e Lazer, compareceu pela manhã para realizar os testes. No período da tarde, um grupo do PSF do Horto em parceria com estudantes de enfermagem do Módulo, de Caraguatatuba, encenaram a peça “Fonte da Juventude”, que alertava sobre o risco do diabetes e como conviver com a doença.

A ação contou também com o apoio da Associação de Diabetes de Ubatuba, entidade que está sendo criada para lutar pelos direitos dos diabéticos. “Nossa ideia é reunir os portadores e familiares para compartilharmos experiências. Sou mãe de uma diabética, e sei que, juntos, poderemos buscar soluções para os problemas em comum que enfrentamos. Estamos apenas começando, mas já temos encontrado apoio em vários setores, inclusive da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde”, disse Kátia Soares, idealizadora da Associação.

(Fonte: Assessoria de Comunicação-PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário