terça-feira, 29 de novembro de 2011

Semana da Agricultura Orgânica de Ubatuba


A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento da Prefeitura de Ubatuba realizou de 21 a 25 de novembro a VI Semana da Agricultura Orgânica de Ubatuba mobilizando centenas de pessoas. A semana, um evento já tradicional em Ubatuba, contou com exposições, cursos, degustação e palestra. Realizada anualmente, a Semana tem como objetivo chamar a atenção de consumidores e produtores sobre as vantagens da alimentação orgânica.

No Calçadão da Praça Nóbrega foi montado o “Espaço Saudável”, onde houve a apresentação do minhocário urbano, oficina de sucos e a exposição do projeto Bloom com a degustação de flã de algas marinhas. Ainda foi realizado o curso de horta suspensa, uma técnica de cultivo de ervas aromáticas e medicinais, além de hortaliças, dentro de recipientes como a garrafa pet.

Agricultura familiar na merenda escolar

Também no último dia da Semana Orgânica houve a palestra com o consultor técnico do Programa Nacional da Merenda Escolar (PNAE) o Dr. Peterson Kleber Teixeira dos Santos, engenheiro agrônomo do CECANE (Centro de Colaboração de Alimentação e Nutrição Escolar) , que falou para diversos agricultores sobre a lei federal 11.947 e a resolução n°38, que determinam a utilização de no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a compra de produtos da agricultura familiar, que serão utilizados na alimentação dos alunos nas escolas públicas.

Para a Secretaria de Agricultura e Pesca de Ubatuba, o evento atingiu o seu objetivo, procurando despertar uma nova consciência no produtor e no consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário