sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Encenação do primeiro tratado de paz das Américas encanta o público no aniversário de Ubatuba.


A encenação da Paz de Iperoig, ocorrida na Praça de Eventos da Avenida Iperoig nos dias 28 e 29 de outubro, foi considerada um enorme sucesso, tendo encantado todo o público presente. O prefeito de Ubatuba, juntamente com o chefe de gabinete e o secretário municipal de Turismo, participou da abertura do espetáculo, ao lado do secretário estadual de Turismo, Márcio França e do ator Nuno Leal Maia.

O prefeito agradeceu o Governo do Estado, em especial o secretário Márcio França, pelo apoio ao evento em Ubatuba, que foi o encerramento do programa “Passos dos Jesuítas – Anchieta”, uma rota inspirada nos caminhos percorridos pelos jesuítas na segunda metade do século XVI, com destaque para o poeta, professor e historiador José de Anchieta. O trajeto completo envolve 13 cidades do litoral paulista, entre Peruíbe e Ubatuba, totalizando 360 km.

A encenação contou com a participação de cerca de 150 atores locais, que representaram a vida dos índios antes e depois da colonização, tendo o ponto alto com a celebração da Paz de Iperoig entre índios e colonizadores, culminando na elevação do local ao título de Vila da Exaltação à Santa Cruz, em homenagem aos 374 anos de emancipação político-administrativa de Ubatuba.

“Tenho certeza que este espetáculo vai ficar na memória de todos que o prestigiaram. Fiquei emocionado e orgulhoso com um evento tão significativo, que resgata um momento histórico tão importante como a Paz de Iperoig. Desta forma estamos valorizando nossa história e nossa cultura”, avaliou o prefeito.

Márcio França, secretário estadual de Turismo, também falou sobre a valorização da história local: “percebemos o público concentrado no espetáculo. Isso faz com que a população redescubra e perceba o quão importante é a cidade que ela vive, pois o povo só valoriza o local onde mora se conhece sua história. Estão todos de parabéns”. O ator Nuno Leal Maia também elogiou a encenação: “esta é uma ideia maravilhosa e a encenação foi muito bacana”.

Ao final da encenação houve uma grande queima de fogos, enquanto o público aplaudia de pé os atores e organizadores do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário