quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Grupo de teatro de Ubatuba ganha vários prêmios na fase regional do Mapa Cultural Paulista 2011


O grupo de teatro Abençoados por Cunhambebe, de Ubatuba, levantou a maioria dos prêmios na Fase Regional (Vale do Paraíba e Litoral Norte) do Mapa Cultural Paulista/2011, em Jacareí, concorrendo com 12 outras encenações. O grupo recebeu do júri da Secretaria de Estado da Cultura os melhores elogios.

Com a comédia O Urso, do dramaturgo russo Anton Tcheckov, o grupo Abençoados por Cunhambebe ficou em segundo lugar e conquistou os prêmios de melhor diretor: Heyttor Barsalini, que ganhou também o de melhor texto adaptado; melhor ator: Alex Sander; melhor atriz coadjuvante: Isabelle Inglese. O grupo ainda recebeu uma indicação para o prêmio de melhor atriz, para Vanda Galvão. Caio Ferreira completa o grupo, fazendo a ambientação musical do espetáculo.

O grupo de Ubatuba vem se apresentando em muitas oportunidades, com carreira de sucesso, não só no Auditório Fundart, mas também em escolas e logradouros públicos. O diretor Heyttor Barsallini, que até recentemente foi professor da Oficina de Teatro da Fundart, dirigiu a representação da Paixão de Cristo/2011, em Ubatuba, quando introduziu novas técnicas teatrais, enriquecendo o espetáculo. Uma delas foi o recurso do “distanciamento”, técnica criada pelo consagrado dramaturgo e diretor alemão Berthold Brecht.

Reconhecido projeto cultural

“As comédias de Tcheckov sempre me encantaram. Em 2005 tive contato com o texto original “O Urso”, que é do século 19, e logo na primeira leitura percebi o potencial cômico da peça, se devidamente adaptada aos dias atuais. No início de 2010 comecei esse projeto, e já em julho, estreávamos nossa montagem”, disse Heyttor, formado em Artes Cênicas pela Unicamp. “O maior desafio foi apresentar a peça no sistema de arena plena (360 graus), mas depois de mais de 100 apresentações, para as mais diversas plateias, o reconhecimento técnico veio através de todos esses prêmios, nesse que é um dos mais reconhecidos projetos culturais do País”, concluiu Barsalini.

Vencedor do prêmio de Melhor Ator, Alex Sander diz que “realmente não esperava por este prêmio, pois havia muitos candidatos e fiquei surpreso. Agradeço a todos que nos apoiaram e acreditaram no grupo e também ao nosso Heyttor, por ter me oferecido o personagem Brutus, pelas dicas, e por ter nos dirigido tão bem, tanto que ganhou o prêmio de melhor direção”.

Para a Fundart, “ser premiado por um júri dessa competência, indica que tomamos o caminho certo quando acolhemos, na Fundart, a partir de 2008, trabalho orientado profissionalmente, agregando qualidade, que em pouco tempo vem se traduzindo em peças que fazem sucesso e se destacam no cenário regional, a exemplo dos vários prêmios que acaba de ganhar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário