segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ubatuba promove Campanha "Fique Sabendo"

A partir da próxima segunda-feira, 21, tem início uma mobilização de incentivo ao teste de Aids, a “Campanha Fique Sabendo 2011”, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame anti HIV.

Nos dias 21, 23, 28, 30 e 1º de dezembro os testes serão efetuados no Calçadão da Avenida Dona Maria Alves, das 8h às 15h; no dia 25 os exames poderão ser feitos no PSF do Ipiranguinha entre 9h e 15h. Nos dias, 22, 24 e 29, o teste poderá ser realizado no Ambulatório de Infectologia, na Rua Antonio Silva Ballio, 44, no Centro.

O teste de Aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco (relações sexuais desprotegidas, ou seja, sem uso do preservativo, compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas, de mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação e por transfusão de sangue) faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, é melhor fazer o exame após esse período.

Fique Sabendo

Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da Aids. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste e por isso não conhecem sua sorologia. Do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia.

Desde quando foi criada, em 2008, a Campanha Fique Sabendo vem registrando aumento contínuo no número de exames realizados. No primeiro ano a ação ocorreu em 12 dias e contou com 120 mil testes, entre convencionais e rápidos. No ano passado, em 15 dias 223 mil pessoas se testaram para o HIV. Para este ano, nos 8 dias da ação a expectativa é que a quantidade de testes realizados diminua devido ao foco da campanha.

O HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas. Portanto, toda pessoa soropositiva pode e deve receber muito carinho e atenção.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário