quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Educação Fiscal conquista bons resultados na rede municipal de Educação de Ubatuba


Na última quinta-feira, 17, estiveram reunidos na Inspetoria da Receita Federal de São Sebastião os responsáveis pelo Programa de Educação Fiscal do Litoral Norte, com o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas ao longo deste ano nas escolas do Litoral Norte e também traçar novas perspectivas para a Educação Fiscal visando o ano letivo de 2012.

Entre os vários aspectos proporcionados pelo trabalho da educação fiscal nas escolas, constatou-se, independente da cidade ou localização, que as crianças, a partir de algumas noções aprendidas nos projetos que desenvolveram com a Educação Fiscal, passaram a adotar uma postura mais crítica com relação a comportamentos sobre questões de meio ambiente, conservação de bens públicos, ética e cidadania, temas que são a essência e a razão dos projetos propostos às escolas inseridas no Programa de Educação Fiscal.

Em Ubatuba, os trabalhos de Educação Fiscal têm avançado de forma significativa e ano a ano as escolas incubadoras conseguem superar os resultados obtidos pelas antecessoras, e tais resultados aparecem quando se faz as avaliações dos trabalhos desenvolvidos. Representaram Ubatuba na reunião o supervisor de ensino, Aládio Teixeira Leite e vários diretores de escolas.

Resultados nas escolas

No ano de 2009 iniciou-se a implantação da primeira escola incubadora de projetos, a EM Maria Josefina Giglio, que conseguiu realizar ótimas oficinas que envolveram os alunos, professores, funcionários e comunidade, determinando mudanças de comportamento especialmente com relação a questões voltadas ao meio ambiente. Os alunos passaram a utilizar reciclagem de materiais para produzir os trabalhos da escola. Além disso foi construído na escola um sistema de captação de águas pluviais para ser utilizada no jardim e para lavar, por exemplo, o pátio da escola.

Na escola Maestro Pedro, em 2010, com a assessoria da Escola Maria Josefina Giglio, as oficinas de Educação Fiscal aperfeiçoaram-se ainda mais, marcando uma grande adesão de toda a escola e comunidade. Conseguiram inclusive, com o projeto de Educação Fiscal, vencer uma das categorias do Prêmio Ciccillo Matarazzo, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba. E neste ano, a escola incubadora escolhida foi a EM José Simeão, que logo na primeira oficina A Festa da Vida, apresentou um trabalho de congraçamento e de apelo aos Direitos Humanos e a Cidadania. Ao longo do ano, suas oficinas que completaram o projeto, proporcionaram ao público envolvido, momentos importantes de reflexão sobre os temas trabalhados: ética e cidadania, preservação do meio ambiente e conservação dos bens públicos.

Em 2012

Para 2012, estão previstas para integrarem o Programa de Educação Fiscal a EM Honor Figueira, EM Sr. João Alexandre, EM Agostinho Alves dos Santos que contarão com a assessoria das escolas Maria Josefina Giglio, Maestro Pedro e José Simeão.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário