sexta-feira, 11 de novembro de 2011

“Passos dos Jesuítas – Caminhos de Anchieta” contempla Turismo de Base Comunitária em Ubatuba


O programa “Passos dos Jesuítas – Caminhos de Anchieta”, do Governo do Estado de São Paulo, que inclui um caminho contemplativo cumprido a pé, tendo início no município de Peruíbe e encerrando-se em Ubatuba, contemplou o Turismo de Base Comunitária na Praia do Bonete.

O roteiro reproduz parte das rotas percorridas pelos jesuítas, sobretudo na metade do século XVI, no litoral de São Paulo. O objetivo é valorizar a questão histórica que envolve as cidades do litoral paulista, utilizando a peregrinação como meio para sensibilização do potencial turístico de cada um dos municípios envolvidos.
Ubatuba priorizou no traçado do seu caminho a sua bela costa, bastante preservada em vários aspectos, além da riqueza cultural do seu povo. Foram instalados dois totens, que servem como credenciamento da passagem dos caminhantes.

O trajeto em Ubatuba passou principalmente pelas praias da costa sul, com início ao portal de entrada do município. Mais adiante, o trajeto contempla o Turismo de Base Comunitária, na Praia do Bonete, onde história e natureza convivem harmoniosamente. No percurso são reveladas praias maravilhosas, culinária típica, mirantes, a biodiversidade de flora e fauna da Mata Atlântica, sendo que apenas nesta trilha podem ser apreciadas sete praias, além da Ilha do Mar Virado, que fica em frente à praia do Cedro, considerada uma das dez mais bonitas do Brasil.

Em seguida foram percorridos os trechos da praia da Fortaleza e Praia Dura, seguindo para o Lázaro e Sununga. Após o Saco da Ribeira, os caminhantes puderam realizar o restante do trajeto pelas ciclovias até o Centro de Ubatuba. Quem desejar se inscrever ao programa pode entrar em contato com a Secretaria de Turismo de Ubatuba ou a do Governo do Estado através do site www.caminhasaopaulo.com.br .

Turismo de Base Comunitária
Este tipo de turismo é um segmento voltado a uma localidade específica e seus moradores, ou seja, o turista realiza suas atividades e toda a renda é revertida em prol da comunidade. No caso do Bonete, onde existem atrativos como a própria praia, culinária típica, passeios de barco, trilhas, contação de histórias, artesanato, etc, a comunidade é diretamente beneficiada com o turismo, pois, devidamente organizada, é ela quem organiza os passeios, os guias para trilhas e por vezes até a hospedagem em residências familiares.

A comunidade pode fazer parcerias com agências de turismo, mas é ela que detém o direito econômico, não podendo existir turismo oferecido por terceiros naquele local.
A Secretaria Municipal de Turismo está dando total apoio a este segmento, que vai ao encontro da ideologia de sustentabilidade que o município tem buscado. O Turismo de Base Comunitária também já está sendo desenvolvido em outras comunidades de Ubatuba, como o Camburi, Prumirim e Almada.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário