terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ubatuba é finalista no Prêmio Melhores Práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública

A Prefeitura de Ubatuba está entre as nove finalistas do 3º Prêmio Melhores Práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), promovido pelo Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente. A Prefeitura de Ubatuba concorre na categoria Gestão de Resíduos. Os vencedores serão anunciados no próximo dia 9 de novembro, em solenidade de premiação, em Brasília.

Ubatuba participa com projeto socioambiental decorrente da parceria entre Prefeitura de Ubatuba e a ONG SAPOUBA (Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Ubatuba). Em junho deste ano, prefeitura e SAPOUBA assinaram o termo de parceria para destinação final adequada de resíduos oleosos (óleo de cozinha usado). A essência desta parceria é o apoio ao significativo trabalho realizado pela ONG SAPOUBA, gerando receita positiva, aumentando a arrecadação de litros de óleo para a compra de materiais, remédios, suplementos alimentares e subsídios para os pacientes oncológicos que atende, buscando ainda garantir a qualidade ambiental do município, suas águas e solo, evitando que o óleo usado seja dispensado inadequadamente na natureza.

“É gratificante concorrermos novamente ao prêmio, e principalmente por estarmos apoiando um trabalho tão importante como o que a SAPOUBA desenvolve em nosso município”, disse o prefeito de Ubatuba.

O que é A3P?

O Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e seu objetivo é promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicos. O MMA apoia tecnicamente tais instituições interessadas em implementar a A3P. A participação pode ocorrer por meio da adesão formal ou através do cadastro na Rede A3P. A A3P surgiu com o objetivo de diminuir o consumo de recursos naturais no setor público.

Este é um programa que propõe soluções para combater o desperdício dos bens públicos e recursos naturais, promovendo a inclusão de critérios sócio-ambientais nos investimentos e contratações públicas e melhorando a qualidade do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário