quinta-feira, 1 de março de 2012

Alunos do Projeto Guri em Ubatuba serão atendidos pelo Dentista do Bem


O Pólo do Projeto Guri em Ubatuba recebeu na última terça-feira, 28, a visita do projeto Dentista do Bem. Coordenado em Ubatuba pela dentista Maria Cristina Silva Portes de Souza, o Dentista do Bem iniciou os trabalhos deste ano pelo Projeto Guri. Foi realizada uma triagem com 60 crianças examinadas e que agora terão suas fichas encaminhadas para a central em São Paulo. Na próxima semana as fichas deverão retornar para Ubatuba com a relação das crianças que receberão todo o tratamento odontológico gratuito pelo projeto Dentistas do Bem de Ubatuba. Logo após, os pais das crianças selecionadas participarão de uma reunião para autorizar o início do tratamento. Hoje em Ubatuba, 34 dentistas integram a Turma do Bem, que teve início na cidade em 2006 e já atendeu mais de 150 crianças.

A coordenadora do Projeto Guri de Ubatuba, Joana Lemos Schaefer, explica que no Projeto Guri as crianças recebem muito mais além de ensino musical. “Devemos acompanhar também as condições que afetam a vida das crianças, como saúde, lazer, assistência social, entre outros, que são diretrizes do nosso projeto”, afirma a coordenadora.

Projeto Guri

O Polo do Projeto Guri de Ubatuba funciona no Sobradão do Porto, no centro. O Projeto Guri, programa sociocultural do Governo de São Paulo conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, atendendo crianças de 6 a 18 anos, nos cursos de canto coral, percussão e violão. Além dos cursos oferecidos, os alunos também participam de atividades extras como pintura, debates, assistem à exibição de documentários e podem participar de empréstimos de livros e cds.

Dentista do Bem

A Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada no Brasil em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade na questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. O principal projeto da Turma do Bem é o Dentista do Bem, que conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem a crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos.

Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, através de uma triagem feita em escolas da rede pública ou em organizações sociais de todo o Brasil entre crianças e jovens de 11 a 17 anos. A seleção é feita através da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças com problemas bucais mais graves, mais pobres e mais próximas do primeiro emprego. O tratamento, feito no consultório do próprio dentista-voluntário, é de caráter curativo, preventivo e educativo.

Pelo mundo

Atualmente, o Projeto Dentista do Bem possui mais de 10 mil dentistas voluntários, sendo a maior rede de voluntariado especializado do mundo. Está presente em mais de 700 municípios do Brasil, 10 países da América Latina e Portugal. Mais de 200 mil crianças e adolescentes já foram triados pelo projeto e mais de 21 mil estão em atendimento. Todos os anos a Turma do Bem realiza a premiação Sorriso do Bem que, em 2011, chegou a sua 6ª edição. A dentista voluntária e coordenadora regional Maria Cristina S. P. Souza representou a cidade de Ubatuba na capacitação e no evento, pela terceira vez.
O coordenador regional trabalha para conseguir mais dentistas voluntários e realiza triagens em escolas públicas e instituições sociais. “Para que o Projeto Dentista do Bem cresça e alcance mais jovens, é importante ampliar a rede. Se você é dentista e quer atender pacientes do projeto, entre em contato com o coordenador de sua cidade, pelo telefone 3832-4705”, explica Maria Cristina. A coordenadora ainda orienta que representantes de escolas públicas ou instituições sociais que necessitam de atendimento odontológico, ou empresas que queiram apoiar o projeto, deverão entrar em contato pelo site www.turmadobem.org.br.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário