terça-feira, 27 de março de 2012

Prefeitura esclarece sobre funcionamento do Centro de Controle de Zoonoses e do canil municipal


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba, após inúmeras reclamações, vem a público explicar o funcionamento do Centro de Controle de Zoonoses e do canil municipal. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é o órgão da Secretaria Municipal de Saúde responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas entre outros).

O canil municipal de Ubatuba é administrado pelo CCZ, e tem por objetivo atender aos recolhimentos feitos por este órgão. Dra. Márcia Araujo, responsável técnica pelo canil, esclarece que o funcionamento do canil deve atender às legislações municipal, estadual e federal, às recomendações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e à capacidade física e operacional do canil.

O canil atende ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h e como qualquer instituição, pública ou privada, possui regras de funcionamento. Os funcionários do canil só podem receber animais com autorização prévia da chefia. É possível obter orientações das médicas veterinárias pessoalmente, no período da manhã no canil e à tarde no Departamento de Vigilância em Saúde, onde se localiza a sede administrativa do CCZ. É recomendado que seja feito contato por telefone previamente, uma vez que com frequência são executadas ações externas.

Animais soltos

A grande quantidade de animais soltos em vias públicas, por terem sido abandonados ou por falta de controle e de supervisão, é reflexo da posse pouco cuidadosa ou da adoção irrefletida de animais de estimação com conseqüente abandono. Esses animais ficam expostos a riscos diversos e colocam em risco a saúde humana e a de outros animais.
“As ações de saúde pública e bem-estar animal devem caminhar juntas, por este motivo os canis municipais seguem a recomendação de recolhimento seletivo onde é priorizado o recolhimento de animais suspeitos ou portadores de zoonoses e animais agressivos, devido à impossibilidade de atender a todas as solicitações de recolhimento recebidas diariamente pelo CCZ”, explica ainda a veterinária Dra. Márcia Araújo..

Serviço:

Canil municipal de Ubatuba: Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17hs

Endereço: R. Pedro Lucindo da Silva, s/n – Bairro: Figueira.

Telefone: 3832-5734

Dep. de Vigilância em Saúde: Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17hs

Endereço: R. Alfredo de Araujo. 34 – Bairro: Centro.

Telefone: 3834-3200

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário