terça-feira, 13 de março de 2012

Pescadores de Ubatuba comemoram regularização dos ranchos de pesca


Cerca de 60 pescadores artesanais de Ubatuba assinaram na última sexta-feira, 9, os documentos que regularizam o uso de espaço para seus ranchos de pesca. O município já é referência para outras cidades na conquista do Termo de Autorização de Uso de Espaço para Rancho de Pesca, já que o primeiro rancho a ser regularizado no Brasil foi o do Perequê-Açú, em 2007.
Para a assinatura dos documentos, foi realizado um evento, que contou com a presença da superintendente da Secretaria de Patrimônio da União no Estado de São Paulo, Ana Lucia dos Anjos, além do vice-prefeito, Rui Teixeira Leite, do chefe de gabinete, Délcio Sato e da secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli.

Um sonho realizado

Representando todos os pescadores presentes, Eusébio Higino de Oliveira falou sobre a conquista: “este é um momento muito importante para todos nós, pois estamos vendo um sonho ser realizado. Através de muito trabalho, a União compreendeu nossa necessidade e agora vamos ter nossos ranchos para guardar nossas canoas e materiais”.

Ana Lúcia dos Anjos confirmou a luta pela conquista dos direitos dos pescadores. “Nós, do governo federal, estamos na luta com a população que busca seus direitos. A Valéria (secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento) foi uma batalhadora, trazendo para nós as necessidades destes pescadores e aqui encontramos trabalhadores organizados e unidos. A prefeitura está de parabéns e agora trazemos a titulação de cada terreno, o que dá a segurança na posse para que eles cuidem destes espaços”, disse a superintendente da Secretaria de Patrimônio da União no Estado de São Paulo.

O chefe de gabinete, Délcio Sato, também parabenizou a equipe da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento pelo esforço, dedicação e entusiasmo e comentou os avanços na área. “Muitas famílias já foram beneficiadas com o trabalho sério que esta equipe executa. Parabenizo também os pescadores pela união e pela luta. O mínimo que nós, como poder público, podemos fazer é oferecer as condições necessárias para o trabalho destas pessoas. Esses espaços já eram dos pescadores, mas agora isto é oficial. Sempre estivemos e continuaremos ao lado de vocês”, disse Sato aos pescadores, que lotaram o auditório da Fundart para a assinatura dos documentos.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário