sexta-feira, 9 de março de 2012

Secretário de Estado fala em Ubatuba sobre a nova Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte


O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar e o chefe de gabinete, Délcio Sato, receberam nesta quinta-feira, 8, o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, para o evento “Ubatuba no contexto da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte”.

O prefeito falou ao público sobre a conquista da RM: “estamos tendo a vantagem de discutir diretamente com a pessoa que o governador designou para a criação da tão sonhada Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Agora vamos somar para que Ubatuba tenha um aproveitamento ainda melhor junto aos governos estadual e federal”.
O secretário explanou sobre o importante momento pelo qual passa a região. “Estamos na fase final de implantação da nova Região Metropolitana, que já nasce como uma das dez mais importantes do país, abrindo novas perspectivas de avanços junto aos municípios e aos setores produtivos. Esta nova realidade é um poderoso instrumento de planejamento, moderno, eficaz e que influenciará diretamente na vida das pessoas a curto, médio e longo prazo”, disse Edson Aparecido.
Para Edson Aparecido, com a criação da nova RM, a região terá a devida e necessária importância. “O Litoral Norte será o maior polo de desenvolvimento do Brasil com o advento do petróleo. O mundo está olhando para esta região e temos que fazer com que o desenvolvimento aconteça de maneira planejada”, alertou o secretário.

A reestruturação no sistema de saúde para atendimento às quatro cidades do Litoral Norte, a busca de uma solução moderna para a destinação dos resíduos sólidos e o turismo sustentável também foram abordados na palestra do secretário de Desenvolvimento Metropolitano.

O Fórum de Políticas Públicas e a nova RM

O chefe de gabinete, Délcio Sato, realizou uma apresentação sobre o I Fórum de Políticas Públicas, ocorrido em setembro do ano passado, considerado um marco na história de Ubatuba.

Sato enfatizou a necessidade do estreitamento entre poder público e comunidade, foco principal do Fórum, que contou com a participação ativa da sociedade. “O Fórum mostrou o papel da comunidade na construção de uma cidade mais justa, na identificação de estratégias, projetos e estabelecimento de parcerias. E temos o Governo do Estado nos apoiando na busca de soluções”, disse o chefe de gabinete.

Alguns pontos levantados no Fórum já tiveram retorno, como é o caso dos cursos do Via Rápida Emprego, o envio de materiais didáticos para o EJA, projeto para melhorias nas estradas e acessos da região norte do município, entre outros. “Também já conseguimos melhorias para infraestrutura e segurança, como as iluminações da Praia Grande e da Avenida 9 de Julho. Temos a questão do aeroporto e do lixo, para as quais pedimos que o Estado olhe com maior atenção. A soma disso tudo é um futuro melhor para a nossa cidade”, completou Sato.

“Vocês estão de parabéns pela construção do documento proveniente do Fórum de Políticas Públicas, que será muito importante para a construção da Agenda Metropolitana. Não é qualquer cidade que faz isso. Assim como no Fórum, o espírito da RM é o trabalho conjunto”, disse Edson Aparecido.

O diretor vice-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti, também participou do encontro e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Ubatuba. “As conclusões tiradas do Fórum de Políticas Públicas resultou no primeiro documento oficial que temos para a Região Metropolitana. Estamos conhecendo a realidade de Ubatuba e vamos somar isso ao restante da nova RM. Além disso, o trabalho feito durante o Fórum com a divisão da cidade em distritos é o mesmo que vamos fazer no âmbito da Região Metropolitana”, anunciou Pedretti, que abordou ainda em sua palestra temas como uso do solo, habitação, saneamento, cultura, saúde e segurança.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário