quarta-feira, 14 de março de 2012

Prefeito Eduardo Cesar manifesta apoio para produção de filme que retrata rebelião na Ilha Anchieta


O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, sempre comprometido com as questões culturais, recebeu nesta segunda-feira, 12, representantes da APA (Associação de Produtores e Artistas) e da ND Produções para uma reunião sobre a produção do longa metragem “Ilha dos Porcos”. O filme vai retratar a história do levante de presos ocorrido em 1952, na Ilha Anchieta, em Ubatuba, baseado na obra do Tenente Samuel Messias de Oliveira, “Ilha Anchieta – Rebelião, Fatos e Lendas”.
“Para nós, como administração que dá total apoio à cultura e à preservação da memória dos fatos históricos que marcaram nossa cidade, apoiar a concretização deste filme é uma honra e uma alegria. Estamos à disposição para ajudar no que for possível para que esta produção seja um imenso sucesso e leve o nome de Ubatuba a muitos espectadores”, afirmou Eduardo Cesar.

De acordo com o diretor geral do filme, Dimas Oliveira Junior, a intenção é usar mão de obra local para as filmagens, que devem começar nos próximos meses. Serão realizadas oficinas de preparação e capacitação em atuação e workshops de preparação e familiarização de processos de produção audiovisual, formando-se assim possíveis profissionais, que terão a oportunidade de conhecer de perto e até mesmo participar ativamente em todo o processo cinematográfico.

O projeto

O projeto foi elaborado com a intenção de fazer um resgate histórico do “motim da Ilha Anchieta” de 1952 e de relembrar os 60 anos do acontecimento, visando também o aumento do fluxo do turismo de toda a região, por consequência de suas histórias e pontos turísticos.
Desta forma, o projeto pretende ser um instrumento de transformação, buscando promover a inserção, na medida em que garante o acesso à cultura, por meio do cinema, às comunidades locais, promovendo as oficinas de capacitação. Mais informações pelo site http://www.wix.com/prodapa/ailhadosporcos#!__site .

Sinopse do filme

Uma ilha do litoral norte paulista, um paraíso chamado Ilha Anchieta carrega as marcas da maior rebelião de presos do mundo. De presos políticos do governo Vargas, na década de 50, passa a receber os mais perigosos bandidos do país. De seu presídio, daquela ilha isolada era impossível fugir. Até a chegada de Álvaro da Conceição Carvalho Farto, o “Portuga”. Era o homem que faltava para se pôr em ação um espetacular plano de fuga. Seus moradores nunca irão se esquecer do que homens são capazes de fazer em busca da liberdade.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário