quinta-feira, 15 de março de 2012

Moradores do Parque Guarani participam de oficina de fabricação de lixeiras


A Associação Socioambientalista Somos Ubatuba (Assu-Ubatuba) convida os moradores do Parque Guarani a participar de uma oficina de fabricação de lixeiras, neste sábado, 17 de março, a partir das 14h, na eEscola Municipal Padre José de Anchieta. A atividade faz parte de uma série de ações previstas no Projeto Guarani, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento. O Projeto Guarani tem como objetivo despertar a sensibilidade da comunidade para a urgência de cuidar do ambiente e colaborar para o embelezamento de ruas e lares.

A fabricação de lixeiras foi uma das soluções apontadas pelos moradores para a melhoria das condições básicas de saúde e higiene no bairro. As ferramentas utilizadas na oficina serão doadas aos participantes, para que possam produzir novos recipientes. Outra atividade prevista para sábado é um mutirão de limpeza das ruas e margens do rio Tavares.

Próximas ações

Para os próximos meses, serão realizadas novas oficinas, com foco na reciclagem, no reaproveitamento e na redução de resíduos. Haverá capacitação para a produção de composto orgânico para o cultivo de hortaliças e plantas medicinais e aromáticas; calhas para captação de água da chuva; fabricação de sabão a partir de óleo usado de cozinha, melhorado com essências da horta; e reutilização de resíduos para a produção de brinquedos com as crianças, além de bolsas e sacolas.
O projeto teve início em dezembro de 2011, com um evento de abertura seguido da realização de um diagnóstico socioambiental para cadastrar os beneficiários diretos, num total de 30 famílias. Em fevereiro, os alunos da escola Tancredo, moradores do bairro Guarani, fizeram uma oficina de arte-educação, em que criaram a estampa da camiseta do projeto.
O projeto Guarani tem 12 meses de duração, é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e desenvolvido pela ASSU-Ubatuba, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Agenda 21 de Ubatuba, Instituto da Árvore e CBH-LN.

(Fonte: Assu/Assessoria de Comunicação-PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário