sexta-feira, 2 de março de 2012

Governo do Estado entrega reforma na Casa de Farinha, em Ubatuba


Quilombolas, representantes da Prefeitura de Ubatuba e do Governo do Estado estiveram presentes na tarde da última quinta-feira, 1, na entrega das obras de restauração da Casa de Farinha, importante ponto histórico e turístico do município.
As obras foram realizadas pela Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, através do Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), órgão responsável pelo reconhecimento, titularização e assistência às comunidades quilombolas.

A Casa de Farinha, antigo engenho de cana e álcool da Fazenda Picinguaba, foi construída no final do século XVIII e reformada em 1985 para produzir farinha. O Itesp investiu R$ 125 mil para restaurar o local, com a troca de materiais que estavam corroídos pelo tempo e implantação de concreto nas estruturas. Ainda serão realizados a construção de um dreno e muro para impedir que a água das chuvas inunde o local, o conserto da chaminé, manutenção na tomada d’água e reforma dos banheiros, com acesso para portadores de necessidades especiais.
“A reforma deste patrimônio histórico é um presente para Ubatuba, pois sabemos da importância deste local para a comunidade do quilombo da Fazenda Picinguaba”, disse o diretor executivo do Itesp, Marco Pilla, que agradeceu a parceria com a Prefeitura de Ubatuba e a comunidade local.

O vice-prefeito Rui Teixeira Leite e o chefe de gabinete, Délcio Sato estiveram presentes, prestigiando o Governo do Estado e a comunidade local. “Este é mais um exemplo de que a união entre o Estado, prefeitura e Câmara Municipal sempre traz bons resultados. Estamos aqui, representando o prefeito Eduardo Cesar, nos colocando à disposição das comunidades negras e quilombolas”, disse Sato.

Também estiveram presentes o administrador da Regional Norte, José Macário de Faria, o gestor do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, André Martius, representantes dos quilombos do Camburi, Caçandoca, Caçandoquinha e Itamambuca e vereadores.

Mantendo as raízes

A líder comunitária local, Laura de Jesus Braga, acompanhou o evento e agradeceu: “esta reforma estava sendo aguardada há anos e para nós tem um significado enorme, já que a Casa de Farinha é o cartão postal da nossa comunidade”.
O mestre quilombola da Casa de Farinha, Seu Zé Pedro, de 73 anos, disse estar muito contente: “fui criado aqui desde criança e aqui criei meus onze filhos. O que está sendo feito agora mantém nossas raízes e nossa cultura e o meu sonho é manter isso vivo”.

Um ponto histórico e turístico

A “Casa de Farinha” localiza-se no Sertão da Fazenda, na região norte de Ubatuba, próximo ao km 12 da Rodovia Rio - Santos e faz parte de um conjunto de ruínas de uma antiga usina de açúcar e álcool, construída no século XVIII. Atualmente a Casa de Farinha é utilizada pelos produtores locais da mandioca e também apreciada como objeto histórico. A visitação é aberta ao público.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU, Fotos: Ana Gabriela Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário