terça-feira, 6 de março de 2012

Centro de Controle de Zoonoses atende nova denúncia de maus tratos contra animais


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Ubatuba atendeu na última semana uma nova denúncia de maus tratos contra animais. Desta vez, a ação do CCZ, juntamente com a Polícia Militar e Ambiental, culminou na prisão em flagrante do denunciado.

Em um imóvel invadido no bairro Estufa II, um senhor mantinha uma filhote de cão presa e a maltratava e agredia, fato confirmado após exames que mostraram fratura e marcas de golpes de machadinha no animal. Vizinhos e comerciantes que presenciaram a cena ficaram revoltados com a situação e acionaram o CCZ e a polícia, que logo enviou uma viatura ao local. O agressor, que portava um facão e uma machadinha nas mãos, ainda resistiu à prisão, mas foi conduzido à delegacia. O animal, que se encontrava em estado de choque, foi levado pelo CCZ e está recebendo cuidado das veterinárias do CCZ.
A veterinária Cláudia Ferraz alerta a população que a prática de maus tratos contra animais é crime previsto em lei estadual e federal e que quando há suspeita deve-se acionar o CCZ e/ou a Polícia Militar, através do 190. “É muito importante o poder de polícia nestas situações. Quando uma pessoa realiza uma denúncia, ela está contribuindo para que possamos tentar salvar o animal e punir os responsáveis”, explica Cláudia.

Outra questão importante, segundo a veterinária, é o cuidado na hora de doar um animal. “Esta cadela estava castrada e tudo indica que ela foi adquirida em feira de adoção. Isso chama a atenção para o cuidado na hora de realizar a doação. Deve-se pedir informações sobre a pessoa que deseja levar o bichinho e saber se esta tem condições de proporcionar uma vida boa para o animal”, salientou Cláudia Ferraz, que agradeceu o apoio da Polícia Militar e Polícia Ambiental. Depois de recuperada, a cadela será encaminha para adoção. Quem estiver interessado, pode entrar em contato através do telefone 12-38326810.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU, Fotos: Adriane Ciluzzo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário