quarta-feira, 25 de julho de 2012

Abertura do 4º Congresso de Educação marca início das atividades do Centro do Professorado de Ubatuba

Nesta segunda-feira, 23, um grande evento marcou o início das atividades do novo Centro do Professorado de Ubatuba / Teatro Municipal. Com o auditório completamente lotado de profissionais da rede municipal de ensino, foi aberto oficialmente o 4º Congresso Nacional de Educação, que neste ano traz o tema “Por uma prática docente com excelência”.

Para iniciar os trabalhos da noite, a mezzo-soprano Mariana Cioromilla cantou os hinos nacional e de Ubatuba, acompanhada pela pianista Rosa Lafratta, emocionando o público presente. Em seguida, representando a Igreja Católica, Frei Avelar realizou a benção do local. “Com certeza este local trará muita alegria e servirá para estreitar os laços de amizade entre as pessoas”, disse o Frei, parabenizando o prefeito pela grande conquista. Representando as Igrejas Evangélicas, foi a vez do Pastor Sebastião, também professor, proferir sua benção, acrescentando que “hoje não temos mais motivo para sentir inveja das cidades vizinhas. Que este seja um espaço para contemplação da cultura em toda sua plenitude”.

A mesa de autoridades foi formada pelo prefeito Eduardo Cesar, o vice-prefeito, Rui Teixeira Leite, o secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves, a coordenadora pedagógica do evento, Shiderlene Almeida e o professor Cândido de Moura, representando a categoria.

Mais um sonho realizado

Em seu discurso o prefeito enalteceu os profissionais da Educação, citando o professor Cândido (que coordenou a construção de um satélite com alunos da Escola Tancredo Neves) como um ícone na cidade, tendo mostrado que é possível ultrapassar barreiras quando se tem força de vontade. “A exemplo de outras cidades, unimos a necessidade de um espaço para a realização de eventos como este, voltados para o professorado, e a necessidade de um teatro para receber grandes espetáculos. Como sempre, houve quem duvidasse, mas hoje estamos, mais uma vez, vendo um sonho se realizar”, disse o prefeito, lembrando que aquele local, onde já funcionou um antigo cinema, estava abandonado, servindo de ponto para uso de drogas e esconderijo de marginais e agora abriga um espaço adequado para a promoção da arte e da cultura em Ubatuba. “Hoje temos o espaço que nossa população realmente merece, a altura do nosso professorado e a altura da nossa cidade”, finalizou o prefeito.

Menestréis

Após os discursos, o grupo de teatro Menestréis de Ubatuba realizaram uma apresentação especial, parte do espetáculo “Lendas e Tribos”, marcando a primeira vez em que o grupo se apresenta dentro do município, já que até então os espetáculos foram realizados em cidade vizinha por falta de um espaço adequado.

Palestra

O primeiro palestrante do evento foi o professor Moacir Gadotti, que acumula 50 anos de experiência como docente. Gadotti prendeu a atenção do público, falando sobre “O papel do educador e da educação e os limites e possibilidades para a docência”.

O palestrante citou os números preocupantes do desenvolvimento da educação no país e falou sobre as formas de educar, ressaltando que o professor precisa sonhar e pensar grande, para que os alunos também sonhem e conquistem seus objetivos. “Somos despertadores de sonhos. Esta é a missão do magistrado. O aluno ensina ao aprender e o professor aprende ao ensinar”.

Gadotti abordou ainda a necessidade da formação continuada, a descaracterização do ensino, devido às novas tecnologias, os problemas advindos da desprofissionalização dos docentes. Por fim, o palestrante, que já ministrou cursos em diversos países, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Ubatuba, dizendo que encontros como estes ajudam a ver com clareza o valor da educação. A programação completa do evento, que segue até o dia 26 de julho, pode ser vista no site www.4congresseducacaoubatuba.com .

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário