segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ubatuba participa da Conferência das Nações Unidas Rio+20

Atendendo a uma solicitação do prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, a Secretaria de Meio Ambiente, representada pela bióloga Luciana Reze Bernardi e a Sala Verde Ubatuba, representada pelo professor e ambientalista Beto Francine, estiveram na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, nos dias 19 a 22 de junho de 2012. Além deles, a Rede de Educação Ambiental do Litoral Norte, o IPEMA, a APA Marinha Litoral Norte, entre outras instituições da região, também estiveram presentes. A equipe que representou a Prefeitura de Ubatuba participou de dois encontros da rede de ONGs da Mata Atlântica, onde foram discutidos os avanços e retrocessos na preservação deste bioma.

Destaques do documento final

De acordo com Beto Francine, “destacamos alguns pontos do documento final que incorporou as metas de desenvolvimento para o milênio, já existentes da ONU, que serão desenvolvidas até pelo menos 2015 como eliminar gradualmente subsídios a combustíveis fósseis ineficazes e prejudiciais que encorajam o desperdício; reduzir a poluição nos ecossistemas marinhos, implementação de convenções no âmbito da Organização Marítima Internacional até 2025; produção de relatório sobre o valor em dinheiro necessário para o desenvolvimento sustentável, instrumentos que serão utilizados para levantar fundos até 2014 e manutenção da meta acordada anteriormente de 0,7% de ajuda do Produto Interno Bruto para ajudar os países em desenvolvimento; reforçar o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA como uma agência com poderes iguais a outros órgãos da ONU, como a Organização Mundial da Saúde (OMS); Economia verde, ou a melhoria do bem-estar humano e a equidade social para redução dos riscos ambientais, como um caminho comum para o desenvolvimento sustentável, onde cada país poderá seguir seu próprio caminho; e PIB+: que a contabilidade de governos e empresas reflitam sobre lucros e prejuízos ambientais, “medidas mais amplas de progresso”.

Troca de experiências

“Este evento foi muito importante pela troca de experiências e conhecimentos que adquirimos. A região do Litoral Norte, onde Ubatuba está inserida, já é muito avançada em relação às discussões sobre sustentabilidade, mas ainda temos muito a conquistar para emancipar nossa população para termos governança sobre o futuro que queremos!”, disse Beto Francine.

Para Luciana Reze Bernardi: “foi muito bom participar e aprender com os diversos grupos que estão à frente dos projetos ambientais e sociais. A fala do Leonardo Boff foi a que mais me sensibilizou, quando disse que ‘as mudanças não vêm dos governos, mas sim do povo e que a utopia é como as estrelas, que não podemos alcançar, mas que guia, pois nos faz avançar rumo ao que desejamos, assim como a paixão, que nos move’. A busca da sustentabilidade é um trabalho árduo e contínuo e aqui em Ubatuba a Secretaria de Meio Ambiente está no rumo certo!”.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário