terça-feira, 3 de julho de 2012

Festa de São Pedro Pescador teve público recorde e show de Jair Rodrigues em Ubatuba

A 89ª Festa de São Pedro Pescador agitou Ubatuba de 27 de junho a 1º de julho. De acordo com a Fundart, o evento foi o maior de sua história e apresentou 35 shows musicais, sendo 28 com bandas locais que souberam mostrar seu valor, além da Congada de Bastões (Poruba e Itaguá) e o premiado Ballet Fundart.

O show de Jair Rodrigues, comemorando 50 anos de carreira, animou o público, encerrando a festa no último domingo, 1. Além do consagrado cantor, ainda tiveram os shows da Banda Palace, Trem da Viração, Birú, Cris Araujo, João Ormond, Marisol e Mensageiros, que foram os convidados que fecharam a grade musical do evento, cuja estrutura cobriu 85% da área de oito mil metros quadrados da Praça de Eventos.

Vinte entidades filantrópicas tiveram lugar no evento, além da Santa Casa de Ubatuba, que teve a seu cargo a famosa tenda da Tainha na Brasa, prato típico e famoso da culinária caiçara. “A Festa de São Pedro Pescador é o maior evento cultural de Ubatuba, marcado intensamente pelo caráter social e pela valorização dos valores e símbolos da nossa cultura caiçara” declarou o presidente da Fundart, Pedro Paulo.

Na abertura do evento, um cortejo noturno de canoas, conduzindo tochas, trouxe até a praia a imagem do santo entronizada na Capela de São Pedro, erigida no pátio da Festa, abrindo oficialmente a Festa, seguido pelo levantamento do mastro pela Guarda Mirim. O Concurso Rainha dos Pescadores elegeu Júlia Lima, do bairro Taquaral a Rainha do ano de 2012.

Homenagem à Maria Comprida

Como acontece anualmente, a Corrida de Canoas movimentou pescadores/ e remadores, precedida da soltura de tartarugas pelo Projeto Tamar. Na oportunidade foi homenageada a canoa Maria Comprida e seus cinco remadores, Artur, Jango, Barroso, Carrinho e Nilo, que em 1973 conduziram, a remo, a famosa embarcação até Santos, em memorável expedição, comemorada orgulhosamente em Ubatuba. A 89ª Festa de S. Pedro Pescador assinalou também homenagem à Fundart, Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, que neste ano comemora 25 anos de existência, criada que foi em 1987.

Procissão marítima

A procissão marítima, realizada neste ano em parceria com o Ubatuba Convention & Visitors Bureau, no dia de São Pedro, 29, contou com 38 barcos fartamente enfeitados, apresentando em pleno mar a “Benção dos Anzóis”, seguida de procissão terrestre e concorrida missa campal celebrada no recinto da festa pelo Frei Avelar.

A tradicional procissão, que neste ano contou ainda com embarcações de marinas e iates clubes, atraiu centenas de pessoas para acompanhar o desfile e a benção dos barcos. De acordo com o presidente do Ubatuba Convention & Visitors Bureau, Luiz Felipe Azevedo, a união entre a Paróquia, a Fundart, a Colônia Z-10 de pescadores e o próprio Convention foi fundamental para o sucesso da festa. “A união de esforços foi sem dúvida a principal responsável pelo sucesso do evento”, disse o presidente do UCVB.

(Fonte: Fundart / Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário