quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tartaruga Verde marcada no Uruguai é solta pelo Projeto Tamar Ubatuba

O Projeto Tamar Ubatuba realizou, durante a Corrida de Canoas da Praia do Lázaro, a soltura de uma tartaruga marinha, como forma de agradecer a colaboração dos pescadores que há vários anos são parceiros na proteção destas espécies no local.

A tartaruga jovem de 7 kg foi capturada acidentalmente em rede de pesca há pouco menos de um mês. Por ter se afogado na rede, a tartaruga foi levada para tratamento veterinário na sede do Projeto Tamar.

Para surpresa da equipe, a tartaruga juvenil apresentava marcas com numeração diferente do Tamar. Mais tarde foi confirmada a procedência do animal, que foi marcado em abril de 2010 na localidade de Cerro Verde, no Uruguai, por pesquisadores do Projeto Karumbe.

Parceiros do Tamar, o Karumbe (que significa ‘tartaruga’ na língua Guarani), atua na pesquisa e conservação das tartarugas no Uruguai e, de forma semelhante ao Tamar, realiza a marcação das tartarugas marinhas com o objetivo de conhecer as rotas migratórias destes animais no Oceano Atlântico e aprender mais sobre o comportamento destes surpreendentes animais. Estudos de genética realizados anteriormente já apontavam que as tartarugas verdes encontradas no Sul e Sudeste do Brasil, Uruguai e Argentina são provenientes das mesmas áreas de desova e realizam migrações entre estes três países.

Já reabilitada, a tartaruguinha foi devolvida ao mar e deverá permanecer por alguns meses se alimentando na região antes de migrar para outras áreas de alimentação.

Projeto Tamar

O Projeto Tamar é uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM/Bio), órgão do Ministério do Meio Ambiente, e da Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio nacional da Petrobras e, em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

(Fonte: Tamar Ubatuba / Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário