terça-feira, 17 de julho de 2012

Projeto Blablablá Posithivo participa de oficinas sobre uso correto de preservativos

Através de uma parceria entre o Projeto Blablablá Posithivo e o Instituto Cultural Barong, foram desenvolvidos no último final de semana em Ilha Comprida, oficinas que ensinam o uso correto dos preservativos feminino e masculino.

Silmara Retti, Sérgio Rossi e Ricardo, do grupo de Rap Rivais, foram capacitados por Denis Scotti, coordenador das ações de prevenção do Barong e distribuíram aproximadamente três mil preservativos, acompanhados de orientação e bate papo juntos à comunidade. Eles foram recepcionados pelo prefeito, pela primeira dama de Ilha Comprida e pela equipe da Vigilância Sanitária local.

De acordo com a coordenadora do Projeto Blablablá Posithivo, Silmara Retti, essa articulação faz parte do projeto Beiramar, desenvolvido pelo Barong, cujo objetivo é contemplar quatro cidades litorâneas, sendo que Ubatuba será a próxima a receber essa ação no mês de agosto. “Será um evento muito especial, pois pretende também envolver todos os grupos parceiros para comemorar o lançamento oficial do CD ‘Cada um tem o seu lugar’, do grupo de rap DTPK CREW, do qual sou madrinha”, diz Silmara.

O coordenador das ações de prevenção do Instituto Barong, Dennis Scotti, agradece a Prefeitura Municipal de Ubatuba pelo apoio e oportunidade que foram concedidos. “A ida da equipe do Projeto Blablablá foi muito importante para que desenvolvêssemos esse trabalho em pares, em que uma população litorânea da região norte falou de prevenção para a outra população também litorânea da região sul. Apesar da cultura do município ser diferente, houve uma aceitação muito grande por parte da comunidade visitada”, completou Silmara Retti.

Barong

O Instituto Cultural Barong, organização não governamental que atua para o marketing social do preservativo, tem uma história na qual a criatividade e a inovação são constantes com o intuito de atingir seus objetivos de forma diferenciada no combate as DST/HIV/Aids, hepatites, gravidez inesperada, tuberculose e uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas.

Criado em 1996, com a característica de uma “Ong na Rua” foi pioneiro no conceito de marketing social itinerante, buscando assim promover a saúde sexual e reprodutiva entre a população em geral. A Instituição utiliza uma estrutura itinerante. Trata-se de um display moderno e com grande visibilidade dos materiais educativos e preservativos, atraindo assim a atenção dos transeuntes e reunindo, em consequência, um maior número de pessoas atendidas. O Barong disponibiliza a sua equipe multidisciplinar - psicólogas, sexólogas, arte educadores e agentes de saúde - a toda população. Os profissionais do Barong realizam aconselhamentos, pronto-atendimento psicológico, encaminhamentos para os serviços de saúde e esclarecem dúvidas sobre saúde sexual e reprodutiva, sempre com delicadeza e bom humor.

Desde a sua fundação, o Barong é apoiado e reconhecido pela Coordenação Nacional de Aids, Programa Estadual de Aids de São Paulo e Coordenação Municipal de Aids. Em 2002 a Instituição recebeu o Primeiro Lugar no Prêmio de Ações Sustentáveis em Hiv/Aids do Ministério da Saúde; em 2004, venceu o Prêmio Aids Responsabilidade Social Saúde Brasil e em 2005 também foi indicado a este mesmo prêmio.

A Instituição é reconhecida também por sua capacidade de realizar campanhas educativas em espaços públicos, tendo pesquisas, estudos e trabalhos publicados sobre vulnerabilidade e comportamentos de risco em situações de lazer, férias e afins.

Outras atividades

O Projeto Blablablá Posithivo participará do IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, do II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais, do VI Fórum Latino-americano, do Caribe em HIV/Aids e DST e do V Fórum Comunitário que serão realizados no Anhembi. O projeto foi selecionado para ocupar um estande, que vai expor peças customizadas na Exposição Itinerante “Enamorando-se” e outras criadas também em parceria com Elita Souza.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário