sexta-feira, 20 de julho de 2012

Corrida de Canoas reúne participantes de diversos locais na Praia do Lázaro

A Praia do Lázaro recebeu no último domingo, 15, a tradicional Corrida de Canoas, que reuniu participantes de diversos locais, como Ubatumirim, Justa, Barra Seca, Enseada, Sete Fontes, Fortaleza e Grande do Bonete.

O dia estava claro e desde a manhã havia movimentação de pessoas caminhando na praia e pescadores trazendo redes com camarões brancos e pescadas. Aos poucos, as pessoas foram se juntando aos canoeiros em frente ao Bar do Peres para um café da manhã caiçara adoçado com garapa, acompanhado de tapioca e bolinho de mandioca. Depois do café e da prosa, o colorido das canoas alinhadas à beira mar indicava o início do evento principal, com competição de corrida com categorias de 1, 2 e 3 remos masculino e 1 remo feminino.

O traçado da prova foi definido entre os remadores, de maneira que ficasse interativa entre eles e o público na praia. Dada a largada, o clima de descontração tomou conta do evento, com olhos atentos a cada remada e um pouco mais de emoção nos pontos de virada do percurso. Entre uma prova e outra, o Projeto Tamar fez a soltura de tartarugas marinhas e falou um pouco sobre o trabalho da entidade, cujo foco é a proteção de espécies ainda ameaçadas de extinção. A Secretaria de Meio Ambiente também esteve presente, fazendo doações de mudas nativas da Mata Atlântica e de livros para uma melhor educação para a sustentabilidade.

Unindo cultura, meio ambiente e turismo

Outra atração do evento foi a apresentação musical do grupo Fandango Caiçara. “O fandango é uma expressão artística popular que reúne dança e música. Diferente de algumas manifestações populares que possuem sua realização atrelada a um calendário religioso fixo, o fandango era e ainda é realizado para celebrar os acontecimentos da comunidade. Os tempos mudaram, muita coisa mudou, daquele tempo ficam saudades e a vontade de perpetuar o que é bom. E, sem duvida, fandango é dessas coisas muito boas! Já não são comuns os mutirões de roçado, puxada de canoa e tantas outras atividades comunitárias que terminavam em fandango, mas o que é bom sempre acaba encontrando novos espaços”, diz o organizador do evento, Roberto Peres.

“Acredito que conseguimos dar mais um passo para unir cultura, ambiente e turismo. Desta maneira a cultura pode voltar a crescer de várias maneiras e uma delas é através de eventos ligados ao turismo sustentável, que preserva os valores da cultura local, a qualidade de vida, a promoção social e cultural da comunidade e das pessoas que nela estão inseridas”, concluiu Peres.

O evento foi realizado pela AUSKIM (Associação Ubatuba de Sonrisal e Skimboard) com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Bar e Restaurante do Peres, Restaurante Peixe com Banana, Artesanato Caiçara, Vivenda Flamboyant, Pousada Naan, Voga Marine, Mané Motores Maritimos, Fandango Caiçara, Projeto Tamar e Lavanderia Soma.

Resultados

Categoria (1) um Remo Masculino.

1º Renato 7 fontes.

2º Edinho Ubatumirim.

3º Nélio Barra Seca.

Categoria (2) Remos Masculino.

1º Nélio e Helbert Barra Seca.

2º Rodrigo e Renato 7 Fontes.

3º Edinho e Sergio Ubatumirim.

Categoria (1) Remo Feminino.

1º Eliane Lázaro.

2º Cassia São Paulo.

3º Suellen Fortaleza.

Categoria (3) Remos Masculino

1º Celso/ Domingos/ Nelson.

2º Nélio/ Juninho/ Helbert.

3º Joanilson/ Fernando/ Edinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário